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Quarta-feira, 30 de Junho de 2010

COMO TER UM CÉREBRO EXCELENTE

Poderemos ter um cérebro que envelheça bem desde que cuidemos dele. Se prestar atenção poderá vir a modificar sua vida. Estudos sobre 50.000 TAC/RM cerebrais, nos últimos 20 anos, dão pistas importantes sobre o cérebro. Em primeiro lugar temos e perceber o que é a normalidade. Não tenhamos medo de ser confrontados com os resultados de um rastreio cerebral.

Toda a gente, desde as crianças com dificuldades de aprendizagem até aos idosos com demência pode ser ajudada a melhorar o desempenho cognitivo. Há os agressivos, os deprimidos, e outros que não são os mesmos desde que tiveram algum tipo de trauma cerebral. Há casos de alterações por inalação de solventes os quais causam problemas comportamentais. Podemos ter alterações devidas a tumores e não darmos a devida relevância até já ser demasiado tarde. O cérebro, com mais de 100 biliões de células é o órgão mais complexo do nosso corpo e tem mais conexões do que há estrelas no Universo.

Frequentemente, as pessoas não se apercebem de que a má alimentação, a falta de sono, a desidratação, a obesidade, o tabagismo e o stress afectam drasticamente a sua saúde cerebral. Traumas cerebrais mal percebidos podem estar ligados a abuso de medicamentos e álcool. As drogas ilegais têm um impacto forte ao nível cerebral e afectam a nossa genética. O cérebro também pode sofrer com a diminuição da vitamina D, bem como com as dispilidemias (alterações do colesterol) e a HTA (hipertensão arterial). Depois há que ter em conta o contributo de exercício, pois 45 minutos de marcha são inestimáveis. E não se esqueça de andar como se estivesse atrasado. Muitos medicamentos que são maus para o cérebro também aceleram o envelhecimento, encontrando-se entre eles o acetaminofeno e o ibuprofeno. Toda a gente deveria tomar óleo de peixe (ómega-3). Tomem uma chávena de café e um polivitaminico diariamente. Evite todos os hábitos perniciosos à saúde.

O maior assassino das células cerebrais é o açúcar. Mas logo a seguir vem o fumo e o stress (excesso de cortisona).

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:42
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Domingo, 27 de Junho de 2010

REPENSANDO O EXERCÍCIO

Recentemente, um estudo sobre os benefícios do exercício físico demonstrou que dez minutos de caminhada rápida despoletam alterações metabólicas que perduram pelo menos durante uma hora. Mas quanto mais nos exercitarmos mais benefícios teremos. Como tudo tem conta, peso e medida não deveremos exceder os 60 minutos de jogging. Mais, devemos começar pelos tais 10 minutos e ir avançando na carga e na ingestão de antioxidantes – vitamina C; E, betacaroteno, astaxantina, etc.

 

Os investigadores mediram as alterações bioquímicas no sangue de várias pessoas, e verificaram que as alterações metabólicas após 10 minutos de passadeira rolante ainda eram mensurável ao fim de 60 minutos após trem efectuado este exercício. A medição do consumo de oxigénio – medida indirecta da queima de gordura – estava muito aumentada à medida que o exercício durava mais, e era cerca de dez vezes maior nas pessoas com melhor boa forma.

Já aqui referi os benefícios do treino de alta intensidade em relação aos exercícios com pesos, mas segundo as mais recentes descobertas este tipo de exercício aplicado ao jogging potencia as alterações bioquímicas benéficas do exercício cardiovascular (aeróbico). Assim, durante os dez minutos devemos fazer picos de cerca de 30 segundos de corrida, voltando depois ao passo de marcha. Isto permite não só diminuir imenso a resistência à insulina – afastando-nos assim da diabetes – como aumentar a produção da HGH que é a nossa hormona rejuvenescedora por excelência.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 18:19
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Sexta-feira, 25 de Junho de 2010

Cara Isabel

Dr. Romariz

Grata pelos seus preciosos conselhos, gostaria de saber se a reposição hormonal tem uma sequência ou é apenas no que está em falta e quanto. Já agora, é perigosa?

Obrigado pela sua questão, pois ela é extremamente pertinente. A hormonoterapia bioidêntica deve mimetizar as flutuações hormonais circadianas. Na realidade, eu costumo iniciar a optimização com a melatonina, pois é ela que regular o relógio biológico, seguindo a TSH bioidêntica com as hormonas esteróides – vitamina D incluída – seguindo o seu fluxo natural de produção, isto é, pregnelenola progesterona → DHEA → testosterona e estradiol. Mas é bom não esquecer o hipotiroidismo subclínico frequentemente ligado a problemas dos estrogénios, e a insulina a qual alteramos o seu valor várias vezes ao dia segundo o que comemos… Quanto aos possíveis perigos (eventualmente cancro ginecológico/mamário são extraordinariamente reduzidos se fizermos as quantidades necessárias para repor as perdas e obter efeito antiaging. Como sabe cada pessoa é um caso, e isso ajuda a prevenir problemas, o que não acontece com as hormonas que se compram nas farmácias as quais são do tipo tamanho único. Quanto às doses elas são perfeitamente individualizas segundo critérios analíticos, clínicos e biométricos.

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:36
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DHA NA GUERRA CONTRA A OBESIDADE

A ingestão dietética de DHA (um ómega-3 essencial) está a disseminar-se mundialmente. Em populações com adequado acesso a outros nutrientes este correlaciona-se fortemente à epidemia da obesidade. Um estudo recente reviu a multiplicidade de mecanismos pelos quais os ómega-3, especialmente o DHA, podem combater a obesidade.

Reconhece-se actualmente que a saúde do tecido adipose combinada com a saúde hepática são de importância vital para a eficiência metabólica que permita metabolizar calorias e não ganhar peso. Em que é que a “elegância nutricional” dos omega-3 é vital para os múltiplos aspectos do metabolismo das gorduras e a sua falta tem um profundo e negativo impacto no fígado e tecido adipose branco impedindo-os de funcionar apropriadamente? Não só os ómega-3 reduzem a inflamação tecidular e hepática, como coordena os sinais genéticos que instruem o nosso corpo a queimar gordura e a não armazenar calorias sob a forma gorda.

Com relevante importância para a obesidade, tipos especiais de favonoides derivados dos citrinos, conhecidos como polimetoxiflavonoides, especialmente a nobiletina e a tangerinina, estão inversamente associados à doença cardiovascular. Estudos preliminares mostraram a sua capacidade de prevenir a acumulação de colesterol LDL (o “mau” colesterol) nas artérias. Mesmo pequenas quantidades podem activar sinais que implementam a adiponectina, reduzindo a inflamação no tecido adiposo, ao mesmo tempo que reduz a resistência à insulina e baixa o açúcar no sangue. Adicionalmente, sabemos que estes nutrientes têm elevada capacidade de combate ao cancro.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:15
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Quarta-feira, 23 de Junho de 2010

CHÁ OU CAFÉ?

Um grande estudo Holandês demonstrou que o consume moderado de café e de chá diminui significativamente o risco de doença cardíaca, segundo os investigadores. A Dra. Yvonne van der Schouw da universidade de Utrecht declarou que o estudo sugere que o cafe e o chá não aumentam o risco de morte em geral. Ela e os colegas observaram mais de 37.514 pessoas durante 13 anos num dos maiores sobre o assunto. O chá teve um impacto mais significativo do que o café. Os que beberam entre três e seis chávenas de chá diariamente tiveram uma diminuição de 45% no risco de doença coronária quando comparado com os que beberam menos de uma chávena, enquanto nos maiores bebedores – mais de seis chávenas – o risco foi reduzido em 36%. Mais nem sempre é melhor…

O risco de doença cardiovascular foi diminuído em 20% entre os que beberam duas a quarto chávenas de café. Os investigadores repararam que os consumidores de café eram os mais propensos a fumar.

publicado por Anti-Envelhecimento às 18:24
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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