Não ponha na pele algo que não seja capaz de ingerir
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Aumento da longevidade e rejuvenescimento funcional biológico, isto é, dar mais anos à vida e mais vida aos anos.

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Sexta-feira, 30 de Abril de 2010

MORTE ATRAVÉS DA FAST-FOOD

Um estudo recente mostra que a exposição a uma alimentação rica em fosfatos – como é o caso da fast-food – causa a norte prematura. Uma alimentação alta em fosfatos promove a calcificação em todos os tecidos que queremos manter jovens, nomeadamente nas artérias e nos rins. A exposição extra aos fosfatos contidos nos refrigerantes e nos aditivos alimentares dos alimentos altamente processados levam a um envelhecimento prematuro. Este envelhecimento prematuro reflecte-se no hipogonadismo, infertilidade, diminuição na coordenação, grave perda de massa óssea e massa muscular, enfisema, atrofia da pele e intestinal.

O fósforo é um nutriente essencial e tende a ser mais elevado nos alimentos proteicos. Ele está presente em todas as células envolvidas no metabolismo energético, síntese de AND e tamponamento (normalização) do pH (equilíbrio ácido-base). Contudo, fósforo a mais constitui um problema, pois os humanos necessitam de uma dieta saudável e de manter o equilíbrio de fosfatos, o qual é importante para a saúde e para a longevidade. Devemos evitar a todo o custo a toxicidade pelos fosfatos.

Os refrigerantes, nomeadamente as colas, estão carregadas de fosfato, tornando-as assim um dos principais produtos a evitar em nome da saúde e do anti-envelhecimento.

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:47
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Quinta-feira, 29 de Abril de 2010

REDUZIR A INGESTÃO DE CALORIAS NÃO CHEGA

Novos estudos demonstram que a redução pura e simples da ingestão calórica não é o suficiente para causar uma perda de peso saudavelmente significativa. Isto pode ser devido ao mecanismo de compensação natural que reduz o metabolismo após uma drástica redução na ingestão calórica. Devemos combinar a dieta com o exercício físico para conseguir alcançar os objectivos de perda de gordura, de acordo com um estudo recentemente publicado.

A pesquisa foi conduzida em 18 fêmeas rhesus, alimentadas hipercaloricamente durante vários anos, após os quais se fazia uma redução de 30% na ingestão calórica.

Elas não só não perderam peso, como os seus níveis metabólicos e actividade física foram reduzidos ao mínimo. Noutra comparação, um grupo foi treinado para fazer marcha durante uma hora por dia. Neste grupo observou-se uma perda significativa de peso.

Conforme tenho vindo a dizer “uma caloria nem sempre é uma caloria”. Temos de ter em conta a eficácia da absorção – dependente da ingestão de fibra, da acidez da refeição, do índice glicémico, etc. – a resposta hormonal à ingestão calórica e o nível da taxa metabólica. Devemos ter especial atenção quanto ao álcool e à frutose os quais são grandes promotores de formação de massa gorda. Logo a seguir vêm os açúcares e o pão.

Para termos uma dieta hipocalórica eficaz não devemos diminuir mais do que 10% nas calorias, desviando calorias dos HC e das gorduras para as oriundas das proteínas. Uma pequena mas vigorosa caminhada de 20 minutos faz o resto. Mensalmente, e sob supervisão médica poderemos baixar mais 10% na ingestão calórica. NUNCA esquecer que a ingestão de fruta e legumes é essencial, bem como a de azeite e de ómega-3.

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:47
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Quarta-feira, 28 de Abril de 2010

ALIMENTOS QUE COMBATEM AS RUGAS

Combater as rugas é tudo menos combater o inevitável. E para começar, há que evitar o foto-envelhecimento provocado pela luz solar (pode ver o artigo sobre os protectores solares). E que mais se pode fazer? Que tal reorganizar as refeições?

Insista nos vegetais, nos feijões, no azeite, e nos frutos secos. Corte na carne vermelha não biológica, nas margarinas, nos alimentos processados e especialmente nos açúcares. Claro que cada um dos peritos diz para comer desta forma, mas os investigadores da dermatologia descobriram é que as pessoas que assim comem não só têm corpos fisicamente mais jovens, saudáveis, e magros como também têm muito menos rugas. Fixe!

A razão prende-se com a capacidade antioxidante dos alimentos, nomeadamente através das vitaminas A, C e E, do selénio e do zinco e da respectiva produção de potentes antioxidantes endógenos. Qual poderá ser hoje o seu jantar? Brócolos, feijão branco e bacalhau. Poderá fazer maravilhas á sua pele!

publicado por Anti-Envelhecimento às 15:28
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UMA PERDA DE PESO CAUSA UMA MELHORIA NO SISTEMA IMUNITÁRIO

Torna-se particularmente óbvio que uns quilos extra produzem uma carga inflamatória para o nosso corpo, a qual acelera o processo do envelhecimento sob várias formas. Não só as células imunes dentro do tecido adiposo branco ficam hipofuncionantes, mas também há uma disseminação deste problema por todo o organismo. Um estudo recente mostra que as pessoas obesas em más condições metabólicas que percam 7 quilos podem obter uma melhoria dramática na sua função imune simplesmente mantendo a tendência para o emagrecimento.

Isto significa que não é imperioso perder a totalidade do peso para obter benefícios palpáveis, os quais abrandam o início da deterioração da saúde e a promoção do envelhecimento. É importante para as pessoas obesas que não sejam desencorajadas nos esforços de emagrecimento. Quando o nosso corpo entra em modo de emagrecimento cria-se um ambiente interno no qual o sistema imune passa a funcionar melhor. Sabemos que se conseguirmos manter essa tendência em relação ao peso, os problemas devidos à obesidade serão minimizados. Por outro lado, se atingirmos um patamar em que não haja progressos, ou pior, se voltarmos a ganhar peso, então os problemas com o sistema imune recomeçarão.

Foi muito óbvio que no último surto de gripe A, as pessoas obesas tiveram a forma mais severa da doença – num claro exemplo que a obesidade interfere com a imunidade. As boas notícias são que podemos obter grandes progressos mal iniciamos o processo de emagrecimento.

publicado por Anti-Envelhecimento às 15:26
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Terça-feira, 27 de Abril de 2010

ALIMENTOS PARA MANTER A PELE RADIOSA

Os cremes de beleza “topo de gama” custam em média 300 Euros, e infelizmente nem cumprem metade do que prometem. Quer poupar dinheiro e melhorar a qualidade e aparência da sua pele? Carregue a sua lista de compras com nutrientes que já provaram o seu valor na hidratação, protecção solar, e até na prevenção das rugas. Adopte a seguinte lista de compras:

  • Para melhorar a firmeza e definição das sobrancelhas coma mais frutos e vegetais. Saiba que para além de protegerem o seu coração, também previnem o aparecimento de rugas. Prefira batata-doce, tomate e melão. Reabastecem o seu corpo com antioxidantes que combatem os radicais livres, nomeadamente a SOD do melão combate o foto-envelhecimento.
  • Invista nos citrinos, pois o seu corpo não consegue armazenar a vitamina c, essencial na luta contra as rugas. Deve ingerir citrinos pelo menos duas vezes ao dia. Laranjas, limões, limas, Kiwi e morangos são boas escolhas. NÂO faça sumo de frutos pois aumenta o índice glicémico e o teor em frutose, a qual lhe poderá arruinar a silhueta. Alternativamente, poderá fazer um sumo de vegetais verdes ao qual poderá adicionar a polpa e sumo de um fruto. (poderá pedir algumas sugestões por e-mail). A vitamina C ajuda a manter e a regenerar o colagénio e a elastina da pele. Dado que o colagénio declina a partir dos trintas, ingira mais citrinos.
  • Há um potente antioxidante conhecido como EGCG que faz maravilhas pela sua pele. Encontra-o no chá verde (SEM açúcar). Beba vários copos por dia. A EGCG põe água na fervura na inflamação da pele e o seu teor em cafeína melhora a circulação sanguínea na pele.
  • Vegetais verde escuros são ricos em vitamina A que tem a capacidade de regenerar a pele, diminuindo o limite de Hayflick. Aposte nos espinafres nos brócolos.
  • Peixe de águas frias dá dois benefícios à sua pele: capacidade de combate ao envelhecimento via ómega-3, e as propriedades de restauração da proteína. Escolha salmão selvagem, sardinha, atum, carapau e moluscos marinhos. As gorduras ómega-3 combatem a inflamação celular sendo consideradas uma das terapias cutâneas de topo, protegendo das queimaduras solares, e aumentam a protecção dos filtros solares. A proteína é necessária para reparar as células e fabricar as enzimas e as hormonas que mantêm a pele radiosa.

Acumule estes alimentos na sua lista de supermercado e parecerá mais nova. Coma peixe pelo menos 3 vezes por semana e suplemente a sua alimentação com antioxidantes.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:00
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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