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Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009

AERÓBICA PARA BAIXAR O RISCO CARDIOVASCULAR

Apenas três meses de actividade física nos seniores com diabetes são suficientes para colher amplos benefícios cardiovasculares, nomeadamente no que toca à elasticidade das artérias – reduzindo assim o risco de ataque cardíaco e AVC (trombose), segundo foi comunicado no Congresso Cardiovascular Canadiano de 2009.

Foram estudados adultos entre as idades de 65 e 83 anos com diabetes, hipertensão e elevado colesterol controlados, para ver como é que o aumento da actividade física podia afectar a rigidez das artérias, testando a teoria que a actividade aeróbica torna as paredes arteriais mais elásticas.

Uma melhoria significativa foi encontrada nos que diariamente faziam exercício, quando comparados com os sedentários. Houve uma impressionante diminuição de 15 a 20% na rigidez arterial apenas em três meses de exercício. No relatório final aconselha-se 30 a 60 minutos de actividade física moderada na maioria dos dias da semana. Muitas vezes subestimamos o que os seniores são capazes de fazer!

Se a este exercício juntarmos o poder anti-inflamatório e de melhoria da disfunção endotelial dos óleos ómega-3, obtemos uma receita “explosiva” para um controlo óptimo do risco cardiovascular.

publicado por Anti-Envelhecimento às 18:07
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Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

REJUVENESCIMENTO MUSCULAR.

Os cientistas descobriram e estão a manipular a bioquímica corporal ligada ao envelhecimento dos músculos, e foram capazes de restaurar a capacidade dos músculos humanos envelhecidos se repararem e reconstruírem. De suma importância foi o facto da pesquisa evidenciar que os músculos precisam de estar em forma, porque longos períodos de atrofia são mais difíceis de ultrapassar. Os músculos envelhecidos não respondem tão bem a súbitos acessos de exercício. E em vez de criar músculo, os seniores podem gerar tecido cicatricial se fizerem subitamente exercício após grandes períodos de inactividade.

Estudos prévios demonstraram que as células estaminais musculares no adulto têm um receptor chamado Notch, o qual despoleta o crescimento quando activado. Uma enzima chamada MAPK regula a actividade do NOCH. Em laboratório, os cientistas fizeram culturas de tecido muscular humanos e forçaram a activação da MAPK. A capacidade regenerativa do músculo velho foi aumentada significativamente.

Assim, devemos intervir na recuperação e na estimulação de crescimento de novo musculo através do treino de resistência, da ingestão adequada de proteína animal de alto valor biológico, na manutenção de uma correcta homeostasia mineral e numa suplementação criteriosa com vitamina D e B12. Igualmente fundamental é a optimização hormonal, nomeadamente em relação à testosterona, o combate eficaz à inflamação celular ou silenciosa, e um aumento da capacidade antioxidante.  

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:31
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Terça-feira, 27 de Outubro de 2009

RECOMENDAÇÕES ABRANGENTES PARA A PREVENÇÃO DO CANCRO

Uma nova política global faz uma estimativa de que aproximadamente 45% dos cancros do cólon e 38% dos cancros da mama são preveníveis através da dieta, actividade física e da manutenção de um peso ideal. O relatório imana recomendações para políticas que reduzam o número global de casos de cancro.

A grande mensagem deste relatório, Policy & Action for Cancer Prevention, publicado pela World Cancer Research Fund (WCRF) e pelo American Institute for Cancer Research (AICR), é que as autoridades de saúde pública deviam fazer da prevenção do cancro a grande prioridade. No geral, o relatório estima que cerca de 1/3 dos casos de cancro podiam ser prevenidos, e isto não leva em conta o acto de não fumar que só por si entra com outro terço dos casos de cancro.

Um painel de peritos fez um total de 48 recomendações para 9 diferentes sectores da sociedade. Estes sectores são: organizações multinacionais; organizações da sociedade civil; governo; indústria; media; escolas; locais de trabalho e instituições; profissionais de saúde; pessoas em geral. Sir Michael Marmot, Presidente do Painel WCRF/AICR, disse: "A evidência mostra no que toca à prevenção do cancro, que todos os níveis da sociedade têm um importante papel a cumprir."

É fundamental que cada um de nós tenha consciência que é possível fazer muita coisa para prevenir os casos de cancro, começando por exigir às autoridades um ambiente menos poluído. Níveis adequados de vitamina D são importantíssimos para a prevenção nomeadamente dos cancros da mama, cólon, próstata e da pele. Os antioxidantes, especialmente ingeridos através da alimentação, e alguma restrição calórica também são cruciais. 

publicado por Anti-Envelhecimento às 21:01
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Segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

MAIORES TELÓMEROS NOS BEBEDORES DE CHÁ

Um relatório publicado na edição de Agosto do jornal British Journal of Nutrition Revela que os homens que consommé regularmente chá têm telómeros maiores do que os que não tomam chá. Os telómeros são sequências de AND que fazem as terminações dos cromossomas e que são responsáveis pelo limite do número de divisões celulares – encurtando com o envelhecimento. O comprimento dos telómeros tem vindo a ser proposto como um biomarcador do envelhecimento. Factores ambientais e de estilo de vida que afectam o stress oxidativo e a inflamação influenciam a taxa de renovação celular e, consequentemente, o comprimento dos telómeros.  

Este estudo incluiu 976 homens e 1030 mulheres que participaram num estudo observacional de 2001 até 2003. Foi medido o comprimento dos telómeros dos cromossomas dos glóbulos brancos e foram efectuados persistentemente questionários alimentares.
Uma diferença significativa no comprimento dos telómeros foi observada nos homens com maior ingestão de chá – três chávenas por dia. A diferença correspondia a cerca de 5 anos de vida. Entre as mulheres, não se observou esta associação entre a ingestão de chá e o comprimento dos telómeros, contudo um aumento da ingestão de gorduras tem uma leve associação a um encurtamento nos telómeros. A vantagem na sobrevivência encontrada nas mulheres pode estar ligada às hormonas e a outros factores relacionados com o stress oxidativo.
publicado por Anti-Envelhecimento às 18:23
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ESTILO DE VIDA E LONGEVIDADE

Primeira paragem: Sardenha, a ilha Italiana com a maior população mundial de homens centenários. É um lugar onde são um marco o pão integral, o queijo de ovelha selvagem e o vinho tinto rico em antioxidantes.  As histórias de centenários são comuns a Okinawa, Japão, Loma Linda, Calif., Costa Rica e a ilha Grega de Ikaria.

A premissa é simples: O quanto vivemos é determinado 10% pelos genes e 90% pelos estilos de vida. É o que faz – como vive – que dita quanto tempo se vive, de acordo com os peritos em longevidade. Podemos ter mais controlo na nossa saúde e longevidade do que o que supomos.
O curioso é que esta é uma longevidade saudável, livre de demência. O denominador comum é uma dieta rica em vegetais, a vida focada à volta da família, amigos e amados, caminhadas e um profundo senso do significado e do propósito das suas próprias vidas. A fé representa uma grande parte da maneira de viver.
 
publicado por Anti-Envelhecimento às 17:23
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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