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Quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

Cara leitora

> Bom dia Dr. Luís Romariz! > Gostava que me desse a sua opinião relativamente a cremes faciais que > devo usar para atenuar as rugas, flacidez e para retardar o > envelhecimento. > Tenho 37 anos, pele clara, fina, com algumas manchas e sardas, rugas > na testa, contorno dos olhos , contorno da boca e flacidez. > Já usei inúmeros cremes faciais de diversas marcas, já consultei > dermatologistas que me receitaram cremes e outros aconselharam o > botox e o acido hialurónico que nunca fiz, nem pretendo fazer por > enquanto. > Agradecia resposta relativamente às marcas de cremes faciais que devo > usar diariamenete e à noite. > Se o facto de aconselhar determinada marca o comprometer > profissionalmente, sugeria o envio para este e-mail. >Obrigada pela atenção dispensada. >Com os melhores cumprimentos. > Carla Figueiredo Cara Carla Aguarde uns dias e vai ter um link no blogue que lhe abre uma página de dermocosmética. Aí poderá ter muitas das respostas que procura. Dado que não há, nas farmácias, uma linha biológica antiaging, e a linha biológica normal que havia foi descontinuada, aceitei o repto de criar uma linha biológica, "honesta", antiaging. Apenas impus uma condição: que o preço também fosse verde, pois como médico quero é que os meus pacientes cumpram a medicação.

publicado por Anti-Envelhecimento às 15:47
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MULHERES, STRESS E ACNE

O post de hoje é acerca de uma notícia sobre o aumento das consultas de dermatologia pelas mulheres adultas, tendo como queixa a acne. Os tempos modernos estão a criar um surto de acne nos adultos. O stress é um factor precipitante da acne. Sim, os homens também sofrem de stress, mas devido às suas diferenças hormonais, as mulheres são mais propensas a serem afectadas. Estatísticas recentes da American Dermatology Association mostram que a idade mediana para os pacientes sofrerem de acne tem vindo a aumentar. Dantes andava à volta dos 20.5 anos e actualmente está nos 26.5 anos. Mais de 17 milhões de adultos sofrem de acne nos UA, nos quais há uma maioria feminina.

É uma facto triste mas verídico que a acne aparece muitas vezes nas alturas mais inoportunas como aniversários casamentos, etc., pelo que sendo coincidência a mais se torna claro que o stress é um factor precipitante nestes casos. 

Para as que estão familiarizadas com o meu trabalho na área do antienvelhecimento não é novidade que elevados níveis hormonais de cortisona são destrutivos para o nosso organismo. O cortisol elevado causa um aumento do açúcar levando as células a um estado inflamatório. Mas a acne é sistémica e assim qualquer aumento na inflamação do nosso organismo tem como consequência um aumento da severidade do surto de acne.

Marte vs. Vénus, Androgénios e Acne. Quando os nossos níveis de açúcar e insulina se elevam, seja por uma alimentação imprópria seja pelo stress, nós temos um aumento nos níveis dos químicos inflamatórios ao nível celular. Isto causa que doenças inflamatórias como a acne piorem dramaticamente. O cortisol e os outros esteróides supra-renais actuam como androgénios no caso da acne e estimulam as glândulas sebáceas a produzir sebo criando um surto violento de acne. Embora os homens sejam afectados pelo stress e pelo cortisol, as mulheres sofrem quer da conexão cortisol-açucar-insulina quer do efeito das suas hormonas masculinas.

Mas também há boas notícias. Podemos aprender a baixar o cortisol e a parar a acne antes de começar. Siga estas regras simples e gozará de menores níveis de stress, de energia aumentada, de melhor humor e sensação, e de bem-estar, bem como de uma pele radiante e limpa.

1. Faça uma alimentação anti-inflamatória.
2. Certifique-se de que tem um sono revigorante.
3. Tente diminuir o stress na sua vida.
4. Evite o café. Os ácidos contidos no café podem aumentar a glicemia e o cortisol.
5. Marque tempo para meditação, uma caminhada na praia ou um passeio pelo meio da natureza. Isto diminuirá significativamente o cortisol.
6. Aprenda exercicios simples de Yoga. Substitua o café pelo chá verde.
7. Certifique-se que ingere bastantes ácidos gordos essenciais, nomeadamente os ómega-3. Estas gorduras fazem baixar o cortisol.
8. Tome suplementos de ácido alfa lipoico, zinco, DMAE e ácido pantoténico (vitamina
B5).
9. Ingira óleos como o de borragem, que sejam ricos em ácido linoleico e gama linoleico.
10. Adopte um animal de estimação.

Muitas das celebridades de Hollywood têm uma vida cheia de stress, e o seu rosto limpo pode dever-se ao facto muitas terem animais de estimação. Podemos pensar em pessoas como a Oprah, Jessica Alba, Heidi Klum, Rachael Ray, Paula Abdul, Jessica Biel, Julia Roberts, Demi Moore, Elizabeth Taylor, só para mencionar algumas.  

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:40
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Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Cara Ana

Tenho 51 anos, sexo feminino.
Tenho pele muito seca.
O que me sugere em relação à toma de um suplemento e qual o creme indicado para obter melhores resultados para a pele, tendo em vista a diminuição das rugas já instaladas e a prevenção.
Já usei Vitacid mas como saiu do mercado passei a usar Retin-A.(não por rotina, mas com muita frequência)
Por mim só estou com dificuldade em acertar nos  produtos certos e honestos.
Com os meus melhores cumprimentos.
Ana Barbosa
 

 

Depois de fazer as análises que lhe indiquei, ficará com uma ideia muito aproximada da sua função hormonal.

Quanto ao Retin-A cuidado, pois o facto de ter uma pele seca levanta objecções especiais. Quanto aos produtos certos e honestosaguarde, pois é possível que em Outubro haja novidades.

publicado por Anti-Envelhecimento às 17:48
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ALÍVIO DA MENOPAUSA ATRAVÉS DA TIRÓIDE

O corpo feminino passa por uma experiência única à medida que atravessa as numerosas alterações da menopausa. Esteja ou não assintomática, o suporte nutricional de qualidade é imperativo.

Segundo a Thyroid Foundation of America, mais de 11 milhões de mulheres têm uma tiróide hipofuncionante. Acredita-se que outros tantos milhões tenham uma tiróide “borderline” em termos de funcionameneto. O hipotiroidismo parece atacar mais as mulheres entre os 35 e os 55 anos em perimenopausa ou em menopausa. Os sintomas da menopausa como aumento de peso, fadiga, fogachos, insónia, irritabilidade, palpitações, e pensamento “nebuloso” têm sido associados com hipotiroidismo da menopausa.
A tiróide é o regulador major do metabolismo corporal. Tem um profundo impacto no peso porque controla a maneira como o corpo gasta os hidratos de carbono e as gorduras. Os desequilíbrios da tiróide também afectam o controlo do apetite. Os estudos sugerem que as hormonas tiroideas possam modular a leptina, a hormona produzida pelas células de gordura, a qual controla o apetite. Por outras palavras, quanto mais cansada mais apetite terá. À luz do papel da função tiroide durante a menopausa, devemos ter alguns objectivos estrategicos para optimizar as hormonas:
Comer apropriadamente.
A melhor maneira para repor a saúde nos trilhos é eliminar os açúcares e os hidratos de carbono refinados, pelo menos durante um mês. Coma bastante proteína magra, vegetais, frutos secos e sementes, avocados, e fruta fresca. Ao fim de um mês acrescente quinoa, lentilhas, algas, aveia e batata doce, mas com conta, peso e medida!
Dormir profundamente.
Deitar cerca das 22 horas e ter um sono profundo de boa qualidade é crucial para equilibrar as hormonas. As supra-renais recuperam facilmente quando estamos acordados após as 8 horas da manhã, permitindo melhor controlo do peso e benefícios anti-envelhecimento. Tenha o quarto sem luz e com uma temperatura amena. Talvez necessite de melatonina.
Tome suplementos.
Estes são os mais usados na menopausa:
  • Ácido lipoico

  • Ómega-3

  • Weight Management
    CLA, DMAE, Q10, Magnésio e Ácido lipoico.
Seja qual for o estado da menopausa, lembre-se que há maneira de aliviar os sintomas.  
publicado por Anti-Envelhecimento às 17:21
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Domingo, 27 de Setembro de 2009

AMOR À PRIMEIRA DENTADA

Não, este não é o título de um filme em que descubra vampiros e outros. O que se descobre é a dieta anti-inflamatória que faz maravilhas na sua vida sexual. Adicionalmente a perder gordura indesejada sertir-se-á mais atractiva – o que dá jeito quando toca a ter libido. As gorduras saudáveis são vitais à produção hormonal, e uma vida sexualmente active faz-se à volta das hormonas. Eis uma lista de alimentos que manterá a sua vida sexual activa, bem como a sua felicidade:

  1. Salmão selvagem e outros peixes de água fria (sardinhas, carapau, anchovas, truta, etc,) têm altos teores de ómega-3. De facto, se quer resistência e libido estes peixes são o que necessita. Os ómega-3 são cruciais para o cérebro, para o sistema endócrino e para a pele. Também melhorarão o humor, a sensação de bem-estar, a memória e a o brilho da pele.
  2. Melancia — é rica em l-citrulina, um aminoácido que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo.

A L-citrulina suporta o fluxo de sangue pois optimiza a sua conversão de arginina em óxido nítrico – um potente vasodilatador.

  1. Chocolate negro — contém feniletilamina, uma substância que produz o sentimento de “estar apaixonada.” Todos sabemos como o chocolate nos faz sentir bem. De facto, um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine descoriu que as mulheres que consumiam chocolate tinham uma vida sexualmente mais activa do que as outras.
  2. Aspargos — São ricos em folatos, uma vitamina do complexo B aumentando a produção de hisyamina, Níveis correctos de histamina são importantes para o desempenho sexual.
  3. Ostras — São extremamentes ricas em zinco, essencial à produção de testosterone e à inibição da sua conversão em estradiol.

As ostras também aumentam a produção de dopamina que aumenta a libido.

  1. Mirtilos. No que concerne ao aumento de dopamina, os mirtilos reinam. Os mirtilos também protegem da perda de células dopaminérgicas, o que se observa no envelhecimento.
  2. Pevides de abóbora — tal como as ostras, estas sementes são ricas em zinco, e extremamente saudáveis para a próstata. Não substimem o poder do zinco no que concerne à sexualidade feminina.

As sementes de abóbora também são ricas em ómega-3 precursor das prostaglandinas – hormonas celulares importantes para a sexualidade.  

  1. Alho — contém alicina, um composto sulfurado que aumenta o fluxo sanguíneo aos órgãos sexuais. Alguns peritos acreditam que o alho seja um afrodisíaco poderoso.
  2. Avocados—ricos em ácido fólico aumentam a produção energética, o humor e a sensação de bem-estar.
  3. Amendoins—especialmente para os homens -  Os estudos mostram serem ricos em L-Arginina, um aminoácido importante no aumento do desempenho sexual pois liberta óxido nítrico que dilata as artérias.  
publicado por Anti-Envelhecimento às 21:49
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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