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Terça-feira, 31 de Março de 2009

GLAUCOMA E QUALIDADE DE VIDA

O glaucoma é a segunda causa mundial da cegueira, e pretence a um grupo de doenças oculares que lesionam o nervo optico, levando à perda da visão. Nas suas  fases iniciais, o glaucoma poderá não dar qualquer sintoma de alerta, e estima-se que mais de 4 milhões de americanos nem façam ideia que são suas vitimas. Dado a perda de visão associada ao glaucoma ser tão insidiosa e gradual, ele é muitas vezes chamado de “ladrão da visão silencioso.” Frequentemente, não é senão numa fase avançada da doença que a perda de visão se torna aparente, e nessa altura a perda poderá ser permanente. É por causa disto que é tão importante tomar agora medidas para proteger os olhos, mesmo que a visão seja normal. A doença está ligada a uma lesão do nervo óptico devida a um aumento de pressão nos olhos. Este aumento tem a ver com a tensão no humor aquoso, o liquido que está normalmente presente no globo ocular. Num olho sadio, o fluido é drenado de forme regular, contudo nos que têm glaucoma o sistema de drenagem não funciona tão bem e acumula gradualmente no globo, causando um aumento na pressão.Com o tempo, isto destrói as fibras nervosas responsáveis pela visão. Na forma mais comum de glaucoma (ângulo aberto), a visão periférica é afectada em primeiro lugar. Posteriormente, pode levar à visão em túnel, e eventualmente à cegueira.

Cerca de 10% das pessoas com glaucoma têm o ângulo estreito, e nestes casos um súbito aumento da pressão pode causar:

  • Dor ocular grave
  • Visão turva
  • Distúrbios visuais súbitos
  • Halos à volta das luzes
  • Olho vermelho
  • Náuseas e vómitos

Esta forma de glaucoma requer tratamento imediato.

 

  1. Diminuição dos níveis de insulina: À medida que sobe a insulina, causa hipertensão arterial, e possivelmente  aumento da tensão ocular. Com o tempo isto pode lever à insulinoresistencia, a qual está ligada ao aumento da pressão intraocular.

 A solução está em evitar açúcar e amidos, os quais causam o aumento da insulina, nomeadamente:

    • Pão
    • Pasta
    • Arroz
    • Cereais
    • Batatas 
  1. Exercicio regular: Um dos melhores meios de diminuir a insulina é atraves do exercicio.
  2. Tomar suplementos alimentares: nomeadamente omega-3, luteína e zeaxantina.

Claro que isto são medidas preventivas e coadjuvantes, para além das quais só um Oftalmologista deve opinar.

publicado por Anti-Envelhecimento às 16:12
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Segunda-feira, 30 de Março de 2009

QUEIMAR GORDURA

Para queimar gordura, tem se de diminuir os níveis de insulina, uma vez que a esta inibe a libertação da gordura armazenada no tecido adiposo. Isto é válido para quando fazemos exercício e para quando estamos a ver TV. Todo o exercício queima um número de calorias, mas não necessariamente de gordura. Vejamos o caso da corrida. Se aumentar a passada de, digamos, 7 km/hora para 8 km/hora, queimaremos mais gordura e mais calorias se cobrirmos a mesma distância. Contudo, se aumentarmos a passada de 9 km/hora para 11 km/hora, queimaremos menos gordura proporcionalmente às calorias gastas para cobrir a mesma distância. Isto é assim porque os músculos precisam de quantidades adequadas de oxigénio para metabolizar a energia das gorduras em energia química ou ATP necessário ao trabalho muscular. Para alem de determinada intensidade e exercício, esta crescente falta de transferência de O2 para as células musculares torna-as dependentes da glicose armazenada para a produção de ATP. Ainda estamos a queimar calorias, mas a proveniência da maior parte delas é da glicose e não da gordura – que é aquilo que normalmente pretendemos. A combinação de uma dieta equilibrada com a adequada ingestão de omega-3 aumenta a capacidade de transferência do oxigénio, aumentando assim a capacidade de produção de ATP a partir da gordura a ritmos mais elevados. Para alem disto, sempre que causamos um impacto considerável no solo as articulações dos membros inferiores sofrem imenso com isso, nomeadamente os joelhos. Esta é uma das principais razões porque a recomendação vai para a marcha vigorosa e não para a corrida.

O treino de resistência, por outro lado, usa quase exclusivamente a glicose como substrato energético para a produção de ATP. Isto permite retirar mais glicose do sistema e proporciona um gasto mais efectivo de gordura durante o dia. Devemos compreender que 80% da nossa capacidade de baixar a insulina vem da dieta, e apenas 20% provem do exercício. Isto explica porque é que tanta gente passa o dia no ginásio sem proveitos.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:56
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POLUENTES ALIMENTARES

Os cientistas desenvolveram um novo método rápido de identificar os aditivos alimentares que actuam como xenoestrogénios – estrogénios não humanos – substâncias com efeitos dos estrogénios que estão na vanguarda das preocupações sobre a saúde. Usaram este método em larga escala e descobriram dois novos compostos com estes efeitos. Os xenoestrogénios estão ligados a problemas para a saúde humana, que incluem diminuição dos espermatozóides no homem e aumento do risco de cancro da mama na mulher. As duas novas substâncias identificadas foram o propilgalato – um conservante de gorduras – e o 4-hexilresorcinol – usado para prevenir a descoloração do marisco.

Tenho alertado para o perigo de alterações endócrinas provocadas pelo bisfenol A, PFOA e pelos fitatos (muito presentes na soja). Mas mantemos permanente contacto com hormonas de ruptura através de:

  • Lacticínios pasteurizados que normalmente contêm HGH bovina
  • Soja e derivados, carregados com substancias hormonais
  • Plásticos – muitos dos quais contêm bisfenol A
  • Produtos de cuidados pessoais que têm fitatos 
  • Utensílios de cozinha com Teflon

Se tiver crianças os xenoestrogénios são algo que não vai querer ver perto delas. Tome algumas medidas para as proteger:

  • Use apenas produtos de limpeza biológicos.
  • Compre e coma, preferencialmente alimentos orgânicos/biológicos.
  • Evite os alimentos processados.
  • Evite os aditivos, incluindo os adoçantes e o monoglutamato de sódio.
  • Evite todas as variedades de soja, especialmente a soja não fermentada.

Tenha presente:

1. Nitrato de sódio
Conservante frequente nos derivados de carne ou peixe fumado. Ligado a vários tipos de cancro.

2. BHA e BHT

Encontrados nos cereais, pastilha elástica, batatas fritas e óleos vegetais. São oxidantes, capazes de formar produtos tóxicos uma vez no nosso corpo.

3. Propil Galato

Mencionado anteriormente.

4. Monoglutamato de sódio (MSG)

É um aminoácido neurotóxico usado para dar sabor a carne. Comum em caldos, molhos e na soja.

5. Margarinas

Está provado que causam doença cardíaca.

6. Aspartame

Aspartame, adoçante super conhecido que pode causar problemas neurológicos.

7. Acesulfame-K

Idem.

 

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:54
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EVITANDO OS “PÉS-DE-GALINHA” ...

Pode minimizar o desenvolvimento de rugas à volta dos olhos aplicando um filtro solar (mas recorde, não muito perto dos olhos), e óculos de protecção contra os UVA e os UVB ou um chapéu. Algumas rugas são produzidas pelos movimentos repetitivos das expressões faciais, outras ocorrem como resultado de lesão solar. A utilização regular de um creme hidratante é o primeiro passo básico para reduzir a aparência das rugas. Quando escolher um desses produtos, lembre-se que o preço não é directamente proporcional à qualidade. A aplicação regular de um creme hidratante melhorará a aparência da pele. Claro que, não espere resultados em 3 semanas – como prometem na TV. Implemente um tratamento nocturno de contorno de olhos que ajude a regenerar a pele desta frágil zona. Um creme eficaz deverá conter extracto de mirtilo e DHEA entre outros. Não olvide que os melhores produtos são os biológicos/orgânicos, e reveja sempre a relação custo/beneficio!

publicado por Anti-Envelhecimento às 14:45
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Domingo, 29 de Março de 2009

COM SOBREPESO E SAUDÁVEL?

Estar fisicamente em forma não tem que ver necessariamente com perder peso. Também tem a ver com a capacidade para controlar a insulinoresitência e portanto a inflamação silenciosa. Se tiver uma insulina dentro dos limites, ainda assim poderá ter algum sobrepeso e ser saudável. Por outro lado, se o organismo tiver que produzir mais e mais insulina devido à resistência à sua acção nas células, então o seu excesso de peso gerará inflamação silenciosa colocando-o no trilho da diabetes e da doença cardiovascular. Por exemplo, num estudo recente no qual indivíduos com excesso de peso perderam peso através de uma restrição calórica, apenas os que tinham insulinoresistência é que tiveram um decréscimo nos níveis da PCR (marcador principal da inflamação cardíaca). Isto ajuda a explicar porque é que pessoas com sobrepeso têm colesterol normal e ligeiro risco de doença cardíaca. Nestes casos o peso é um problema estético derivado do facto de ingerirem demasiadas calorias. A pesquisa feita pela equipa do Dr. Cooper na sua clínica em Dalas confirma este paradoxo: indivíduos com sobrepeso mas que estão em boa forma física estão menos predispostos a doença cardiovascular do que os que não fazem exercício mas não têm excesso de peso. Isto tem a ver com a diminuição da gordura visceral e com os mediadores da inflamação por ela produzidos. Infelizmente, o exercício tem pouca expressão na gordura subcutânea. Obviamente, que a melhor solução é estar fisicamente em forma e com peso normal. Claro que a medição ideal é a da gordura corporal por ser exacta e nos dar a noção da quantidade de massa muscular.  

publicado por Anti-Envelhecimento às 16:29
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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