Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

10.05.10

RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES


Dr. Luís Romariz

"A boa notícia é que os radicais livres ajudam o nosso corpo a combater os vírus e as bactérias..."

A má notícia é que estes radicais também atacam as células saudáveis causando lesão cumulativa...A MENOS QUE TOME PROVIDÊNCIAS!

Todos os dias estamos expostos a perigosos radicais livres de oxigénio. Independentemente de quão saudável for o nosso estilo de vida, este é um facto incontornável da vida.

Felizmente isto não é completamente maléfico – dado que as funções corporais normais como respirar, metabolizar, e a actividade física geram radicais livres. O nosso sistema imune também gera estes radicais para ajudar a neutralizar os vírus e as bactérias.

Mas alguns radicais livres são o resultado de factores ambientais como a poluição, radiação, pesticidas, e tabaco. O problema começa quando estes radicais livres atacam as células saudáveis enfraquecendo-as e tornando-as mais susceptíveis à lesão permanente. Isto pode ter um profundo impacto no processo do envelhecimento. Mas no processo biológico normal o nosso corpo é capaz de conter estes radicais livres e neutraliza-los, a menos que a leitora...

  • Faça uma alimentação com alimentos processados e alimentos “lixo”
  • Tenha deficit de sono diariamente
  • Tenha uma enorme carga de stress
  • Se exponha a uma grande carga de radicais livres ambientais

A exposição a este tipo de condições pode ultrapassar a capacidade de defesa e causar lesão tecidular. Mais, a lesão pelos radicais livres acumula-se ao longo dos anos. Portanto, quanto mais tempo usufruir de um estilo de vida e de um ambiente saudáveis, melhor serão as suas possibilidades de abrandar o envelhecimento. Então o que pode fazer?

Bem, primeiro que tudo, seria útil acabar com os hábitos nocivos supra referidos. Adicionalmente, considerar a hipótese de encontrar suplementos saudáveis para reforçar a sua dieta antioxidante. Os antioxidantes providenciam ao nosso corpo uma protecção natural contra os radicais livres. Tenho a certeza que conhecem bem os benefícios dos antioxidantes através das várias publicações sobre o assunto neste blogue. Os antioxidantes equipam o nosso corpo com uma protecção extra contra os radicais livres, neutralizando-os e pondo-os sob controlo.

A melhor maneira de dotar o nosso organismo com vitaminas e antioxidantes consiste em fazer uma alimentação variada, plena de vegetais e frutos. Nestes últimos destacam-se as bagas como as cerejas, mirtilos, amoras, uvas, etc.

O problema consiste em conseguir ingerir a quantidade necessária a um aumento destes fitoquímicos, sem ingerir frutose a mais. Uma das possibilidades consiste em fazer sumo de vegetais – brócolos, feijão-verde, alface, etc. – aos quais se junta fruta liquefeita e um pouco de fibra solúvel – glucomanano por exemplo. Outra boa hipótese é fazer uma utilização intensiva das ervas aromáticas como os orégãos, os alhos, açafrão, canela, entre outros. O clássico copo de vinho tinto à refeição também providencia uma dose de resveratrol que não é de desprezar. Posto isto, é altura de falar sobre a suplementação. Sim ou não? A suplementação diversificada, com doses médias, e mantendo a forma dos complexos – todos os componentes do complexo B, E e C por exemplo – que ocorrem naturalmente é uma boa atitude. Devemos ter em conta o processamento farmacêutico, pois consoante o seu tipo podemos ter fórmulas com uma capacidade de protecção bem diversa.