Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

09.05.10

APAGUE AS LUZES PARA COMBATER O CANCRO


Dr. Luís Romariz

Lâmpadas acesas toda a noite podem afectar a divisão celular e aumentar o risco de cancro, segundo as conclusões de pesquisa recente. A Dra. Rachel Ben-Shlomo da Universidade de Haifa em Israel e o Dr. Charalambos Kyriacou da Universidade de Leicester em Inglaterra revelaram que apenas uma exposição à luz artificial durante as horas nocturnas é o suficiente para alterar o ritmo circadiano do nosso relógio biológico, afectando a maneira como as nossas células se dividem. A alteração da divisão celular é uma da característica das células cancerosas, e portanto é bom que entendamos os contornos desta alteração.

Efectuou-se uma experiencia em que se expuseram indivíduos a 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. Nas horas nocturnas, um dos grupos foi exposto a luz artificial durante 1 hora por dia. Nestes, foram rompidos os relógios biológicos celulares tendo como consequência na imunidade contra as células cancerosas e na própria alteração genética conducente ao cancro. Certeza foi a alteração do modo como as células se dividem, disse o Dra. Rachel Ben-Shlomo.

Por várias vezes tenho chamado a atenção para as alterações hormonais fruto de sono de má qualidade ou fora de horas. O “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer” nunca foi tão acertado. A produção hormonal obedece a ritmos circadianos (que variam ao longo do dia) e uma maneira de os alterar é através da luz “fora de horas”. Esta altera ou bloqueia a produção de melatonina, hormona do sono  que tem potentes efeitos antioxidantes e preventivo da carcinogénese.