Não ponha na pele algo que não seja capaz de ingerir
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Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

A FISIOLOGIA DA OBESIDADE

Sabendo que engordamos porque comemos hidratos de carbono de alto índice glicémico nomeadamente açucares, e comemos mais do que gastamos será importante perguntar porquê emagrecer? Afinal, há muitas coisas que sabemos que deveríamos fazer e não as fazemos. Quais os benefícios de perder peso? Há duas razões principais: • Melhorar a saúde • Melhorar a aparência Quanto ao primeiro caso sabemos que a perda de peso se traduz em méis e melhores hormonas sexuais, melhor desempenho sexual, melhor perfil de lipoproteínas (colesterol), melhor saúde cardiovascular, etc. Infelizmente, as pessoas não alteram o seu padrão de vida até algo estar a correr muito mal. A segunda razão, a que se prende com a nossa aparência, tem a ver com vários factores. Em primeiro lugar, eu não acredito que alguém melhore a sua aparência para ninguém ver! As pessoas necessitam da aprovação social e da atenção dos outros. Ora isto tem a ver com o peso que se perde. Se alguém tiver um excesso de peso por exemplo de 20 quilos e perder 10 continua com um excesso de peso, e provavelmente ninguém notará a diferença. Mas se perder os 20 quilos todos repararão e elogiarão o feito. Ora muita gente fica sem motivação para emagrecer porque se coloca objectivos muito baixos. Só quem alcança objectivos altos é que é gratificado, dos fracos não reza a história, e grandes objectivos levam a grandes motivações. Este princípio também é válido para o exercício físico. Porque é que uma barriga magra e com abdominais bem marcados é tão apreciada? Porque é rara, e o que for raro tem um valor acrescido. Mas qual é a “besta” que destrói a maioria dos planos de emagrecimento? A fome! Se tiver fome frequentemente vai acabar por ceder e desistir, afinal de contas a força de vontade não é elástica. As pessoas comem quase sempre o mesmo peso de alimentos. Aparentemente o peso das refeições tem grande importância na saciedade. Assim, se ingerirmos grande quantidade de vegetais, frutos e fibra obteremos o tal peso mas com menor densidade nutricional. Por exemplo se comermos uma maçã, a qual pesa mais do que um queque, ingeriremos muitas menos calorias do que se comermos o queque. De relevante importância, e muitas vezes esquecido, é o intervalo de tempo que nos concedemos antes de repetir a comida. Na maioria das vezes, após 10 minutos já não somos capazes de comer mais!

publicado por Anti-Envelhecimento às 18:40
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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

Medicina Anti-Envelhecimento

Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
Não sendo curável é no entanto possível retardar o seu aparecimento e praticamente suprimir os sintomas. Isto consegue-se à custa de:
- Medicina preventiva proactiva, curativa de tecnologia de ponta, e harmonização hormonal.
- Nutrição optimizada e suplementada.
- Exercício físico sustendato e hormonalmente optimizado.

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