Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

23.11.09

O QUE O SEU MÉDICO PODE NÃO LHE TER DITO SOBRE A TIRÓIDE


Dr. Luís Romariz

A tiróide, localizada a meio do pescoço produz hormona tiróide que regula importantíssimas funções, incluindo o metabolismo e a temperatura. As duas formas da hormona tiróide são a T3 e a T4. Enquanto o hipertiroidismo é raro, o hipotiroidismo (diminuição da função) é muito comum, especialmente o hipotiroidismo subclínico.

Estatisticamente cerca de 10% da população tem uma tiróide hipofuncionante, sendo as mulheres atingidas cerca de cinco vezes mais do que os homens. Dado que as cifras atingem 20% das mulheres maiores que 65 anos isto dá-nos uma pista para verificar que há uma conexão entre os estrogénios, bem como a progesterona e outras hormonas, e a tiróide. Quanto a tiróide está hipofuncionante, o cérebro, os ovários e as glândulas supra-renais são afectados. Há muitos sintomas, mas os mais comuns são a intolerância ao frio, fadiga, aumento de peso, pele e cabelo secos, unhas frágeis, dores de cabeça, dificuldade em pensar e edema da face e dos olhos (papos).
A decisão de suplementar com hormona tiróide envolve um julgamento clínico. Eis um exemplo comum. Uma mulher na premenopausa queixa-se de fadiga, aumento de peso e cabelo fino. As suas T3 e T4 estão normais, mas a TSH está um pouco elevada, indicadora de uma tiróide hipofuncionante. Ela mede a sua temperatura basal durante cinco manhãs e estão abaixo de 37ºC. É-lhe prescrita hormona tiróide. Algum tempo depois os seus períodos começam a ser irregulares e prescrevem-lhe estrogénios. Seis semanas depois retorna a fadiga e o medico acha que o problema é da TSH. Aumenta a dose de T4 e os sintomas só se resolvem parcialmente. A dose é novamente aumentada. Ela ganha peso novamente e tem os seios intumescidos. Ela abandona os estrogénios e em duas semanas está melhor, mas umas semanas depois exibe sinais de hipertiroidismo.O que se passou foi que o suplemento de estrogénios era excessivo e a tiróide ressentiu-se.
Outra causa para haver uma hipofunção da tiróide é o consumo de soja. Se comer quantidades excessivas de crucíferas também pode baixar a produção tiróide.
Muitos fármacos podem diminuir a função tiróide. É o caso da prednisolona, barbitúrico, contraceptivos orais, estatinas, heparina, fenitoina, propanolol e aspirina.
Muitas das mulheres diagnosticadas como hipotiroideas estão numa idade em que ainda menstruam mas são deficientes em progesterona. Deveremos investigar a progesterona nas tiróides hipofuncionantes pois as hormonas são todas interdependentes.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.