Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

28.09.09

ALÍVIO DA MENOPAUSA ATRAVÉS DA TIRÓIDE


Dr. Luís Romariz

O corpo feminino passa por uma experiência única à medida que atravessa as numerosas alterações da menopausa. Esteja ou não assintomática, o suporte nutricional de qualidade é imperativo.

Segundo a Thyroid Foundation of America, mais de 11 milhões de mulheres têm uma tiróide hipofuncionante. Acredita-se que outros tantos milhões tenham uma tiróide “borderline” em termos de funcionameneto. O hipotiroidismo parece atacar mais as mulheres entre os 35 e os 55 anos em perimenopausa ou em menopausa. Os sintomas da menopausa como aumento de peso, fadiga, fogachos, insónia, irritabilidade, palpitações, e pensamento “nebuloso” têm sido associados com hipotiroidismo da menopausa.
A tiróide é o regulador major do metabolismo corporal. Tem um profundo impacto no peso porque controla a maneira como o corpo gasta os hidratos de carbono e as gorduras. Os desequilíbrios da tiróide também afectam o controlo do apetite. Os estudos sugerem que as hormonas tiroideas possam modular a leptina, a hormona produzida pelas células de gordura, a qual controla o apetite. Por outras palavras, quanto mais cansada mais apetite terá. À luz do papel da função tiroide durante a menopausa, devemos ter alguns objectivos estrategicos para optimizar as hormonas:
Comer apropriadamente.
A melhor maneira para repor a saúde nos trilhos é eliminar os açúcares e os hidratos de carbono refinados, pelo menos durante um mês. Coma bastante proteína magra, vegetais, frutos secos e sementes, avocados, e fruta fresca. Ao fim de um mês acrescente quinoa, lentilhas, algas, aveia e batata doce, mas com conta, peso e medida!
Dormir profundamente.
Deitar cerca das 22 horas e ter um sono profundo de boa qualidade é crucial para equilibrar as hormonas. As supra-renais recuperam facilmente quando estamos acordados após as 8 horas da manhã, permitindo melhor controlo do peso e benefícios anti-envelhecimento. Tenha o quarto sem luz e com uma temperatura amena. Talvez necessite de melatonina.
Tome suplementos.
Estes são os mais usados na menopausa:
  • Ácido lipoico

  • Ómega-3

  • Weight Management
    CLA, DMAE, Q10, Magnésio e Ácido lipoico.
Seja qual for o estado da menopausa, lembre-se que há maneira de aliviar os sintomas.  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.