Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

25.09.09

O AÇÚCAR E A PELE


Dr. Luís Romariz

O açúcar em qualquer das suas múltiplas formas (xarope de frutos, açúcar de cana, pão, pasta, batatas, etc.) é extremamente lesivo para a nossa pele – na realidade ele é lesivo para todos os órgãos.

O açúcar e os alimentos que se convertem rapidamente em açúcar – ditos de alto índice glicémico – causam um pico súbito de glicose no sangue, resultando numa grande libertação de insulina na corrente sanguínea a qual nos obriga a armazenar gordura em vez de a gastar. Contudo, este não é o único problema.
À medida que estes açúcares são ingeridos eles causam um surto de inflamação celular, pois as moléculas de glicose podem ligar-se permanentemente às proteínas, tais como o colagénio presente na nossa pele. Este processo é conhecido como glicação.
Então, os únicos açúcares que devemos ingerir são os dos vegetais e dos frutos. Estes alimentos têm um elevado teor em elementos anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando a estabilizar a glicemia (açúcar no sangue), e nutrientes que promovem uma pele bela e radiosa.