Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

Dr. Luís Romariz

Aumento da longevidade e rejuvenescimento

28.08.09

A VITAMINA D PÁRA A FORMAÇÃO DA PLACA DE ATEROMA NAS ARTÉRIAS


Dr. Luís Romariz

 

Os cientistas provaram que uma insuficiência em vitamina D ajuda o colesterol danificado (o colesterol oxidado) a formar a placa de ateroma e que um nível adequado de vitamina D pára a formação da placa. Isto devia alertar as Sociedades de Cancro e de Dermatologia que promovem a heliofobia, a reconsiderar os seus conselhos sobre exposição solar pois a doença cardíaca é a maior causa de morte no mundo Ocidental.

A pesquisa foi levada a cabo em diabéticos tipo II os quais têm o dobro do risco de sofrerem de doença cardíaca. Demonstrou-se que eles não processam o colesterol de forma eficiente, e que a insuficiência em vitamina D foi a maior causa para este problema. Nos doentes com insuficiência em vitamina D, os seus macrófagos (tipo de glóbulos brancos encarregues de actividades de limpeza e ataque primário) absorviam rapidamente o colesterol danificado, tornam-se em células espumosas, e iniciando o processo de formação da placa de ateroma que obstrui as artérias. Os cientistas também demonstraram que quando os macrófagos humanos são colocados num ambiente rico em vitamina D a sua apetência para o colesterol fica bloqueada. Claro que níveis adequados de antioxidantes ajudam a prevenir a oxidação do colesterol, razão pela qual o complexo de vitamina E é tão bom protector do sistema cardíaco.

Aconselho vivamente os leitores a fazer uma análise sanguínea de determinação dos níveis de vitamina D no fim do verão. Assim, poderão prever as necessidades de suplementação durante o Inverno, prevenindo imensas doenças entre as quais se encontra o cancro.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.