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Sábado, 18 de Julho de 2009

O MITO DO LEITE, CÁLCIO E DOS OSSOS

Um estudo recente chama a atenção para o facto de os jovens não ingerirem quantidades substanciais de leite – embora o enfoque do estudo estivesse no cálcio. As palavras “leite” e “cálcio” são frequentemente utilizadas como sinónimo na imprensa popular. Mas sendo certo que o leite é uma fonte de cálcio, não é a única nem a melhor.

Correndo o risco de ser um pouco fastidioso vou falar sobre a homeostasia do cálcio. Sempre que há uma baixa de cálcio no sangue, entra em jogo a hormona paratiroide que dissolve um pouco de osso libertando o seu cálcio para o sangue. Em seguida o rim activa o colecalciferol em vitamina D3 a qual limita a excreção urinária de cálcio, aumenta a sua absorção, e promove a sua deposição no osso Assim, tudo volta ao normal. Por outro lado há células ósseas que destroem osso velho e outras que fabricam osso novo. Ao fim de algum tempo todo o osso foi renovado. A vitamina D é factor-chave neste processo.

Ora a ideia de que precisamos de ingerir muito cálcio, além de absurda pode ser perigosa pois  o eventual cálcio em excesso sem o respectivo comando hormonal pode levar à deposição de cálcio nas nossas artérias. A vitamina K2 é vital para evitar esta deposição arterial e orientar o cálcio para os ossos, sob a batuta da vitamina D. Sempre que ingerimos cálcio a mais este é parcialmente mais absorvido pelo que fica livre na corrente sanguínea. São boas fontes de cálcio – melhores do que o leite – as couves e os brócolos, entre outros. Raramente consumimos estes e outros vegetais em excesso. O caso do leite já é diferente pois “escorrega” facilmente e tem uma feroz campanha publicitária por detrás. Tenhamos consciência de que o cálcio é apenas um dos mais de 12 minerais do osso, e que sem proteína não há osso para mineralizar. O leite e os seus derivados são um bom alimento – diariamente tomo ½ chávena ao pequeno-almoço – mas apenas isso. Não devemos fixar a nossa atenção apenas num nutriente ou grupo de nutrientes. E quem não gosta de lacticínios? Não há drama, pois viverá tão ou mais saudavelmente do que os outros. O “truque” está na vitamina D. Sem ela é que não há boa homeostasia do cálcio e do osso. E ela está aí, lá fora, e é grátis. É só ir para o exterior e tirar a maior parte da roupa durante 20ª 30 minutos. Sem protecção solar e entre as 12 e as 16 horas. A vitamina K encontra-se nos vegetais verdes, podendo a sua forma mais eficaz a K2 ser suplementada num bom polivitamínico. 

publicado por Anti-Envelhecimento às 12:15
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1 comentário:
De zarco a 18 de Julho de 2009 às 19:03
Mt obg pelo esclarecimento.

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Dr. Luís Romariz

Dr. Luís Romariz licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto em 1979, e especializou-se em Medicina Familiar em 1988, tendo actualmente o grau de Assistente Graduado. Tem desenvolvido a medicina preventiva nos últimos 27 anos e alcançou o International Certificate of Age Management Medicine no Cenegenics Medical Institute de Las Vegas, em 2005. Tem ainda pós-graduação pela Harvard Medical School, e pela Medical School of Yale University. Tem o curso de Internacional de Mesoterapia e de Medicina Estética. membro diplomado da AMME da França. É membro da Americana A4M, da Life Extension Foundation e da Andropause Society, do Reino Unido. Speaker internacional. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.

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Especialidade médica (Age Management Medicine) nascida há cerca de 8 anos nos EUA e que encara o envelhecimento como uma doença da qual conhecemos as principais causas e os sintomas, mas que ainda não é curável.
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